OBJETIVOS:
· Estimular a leitura e interpretação de textos.
· Propiciar o aprendizado de algumas culturas regionais do
nosso país presentes no estado de São Paulo.
· Explicar sobre as migrações de povos de outras regiões do
Brasil em busca de trabalho em
São Paulo.
· Desenvolver o conhecimento e contato com comidas, danças,
músicas típicas de algumas regiões do Brasil, a fim de diminuir alguns
preconceitos impostos pela sociedade.
CONTEÚDOS:
· Texto sobre migração.
· Vídeo sobre migração.
· Fotos da apresentação do poema “O exercício de ser criança”
de Manoel de Barros.
· Música cidadão do Zé Ramalho
TEMPO ESTIMADO: 02 aulas.
MATERIAL NECESSÁRIO: texto de apoio, exercícios
impresso, giz, lousa, vídeo e sala de informática (para acesso aos links) e
materiais diversos para a gincana cultural.
DISCIPLINAS ABRANGIDAS: Ética, Educação e Cidadania,
Estilística e Literatura Infanto Juvenil.
PROCEDIMENTOS:
AULA 1
Momento 1: Explicar o que é migração e dar exemplos.
Momento 2: Assistir ao vídeo e fazer um breve debate
para examinar o que os alunos Sabem sobre o assunto.
Momento 3: Ler e interpretar a letra de música
‘Cidadão’ (respondendo as questões específicas).
AULA 2
Momento 1: Pedir para que façam a atividade 1 e no
restante do tempo permitir que eles elaborarem a gincana cultural utilizando o
conteúdo dado nas aulas anteriores e o texto de apoio.
AULA 3
(Entre as aulas 2 e 3 pode ser necessário uma aula
intermediária para que os alunos possam organizar melhor a gincana).
Nenhum comentário:
Postar um comentário