domingo, 16 de junho de 2013

PLANO DE AULA - TRABALHO / MIGRAÇÃO

OBJETIVOS:
     ·        Estimular a leitura e interpretação de textos.
     ·        Propiciar o aprendizado de algumas culturas regionais do nosso país presentes no estado de São Paulo.
    ·      Explicar sobre as migrações de povos de outras regiões do Brasil em busca de trabalho em São Paulo.
     ·       Desenvolver o conhecimento e contato com comidas, danças, músicas típicas de algumas regiões do Brasil, a fim de diminuir alguns preconceitos impostos pela sociedade.

CONTEÚDOS:
        ·        Texto sobre migração.
        ·        Vídeo sobre migração.
        ·        Fotos da apresentação do poema “O exercício de ser criança” de Manoel de Barros.
        ·        Música cidadão do Zé Ramalho

TEMPO ESTIMADO: 02 aulas.

MATERIAL NECESSÁRIO: texto de apoio, exercícios impresso, giz, lousa, vídeo e sala de informática (para acesso aos links) e materiais diversos para a gincana cultural.

DISCIPLINAS ABRANGIDAS: Ética, Educação e Cidadania, Estilística e Literatura Infanto Juvenil.

PROCEDIMENTOS:

AULA 1
Momento 1: Explicar o que é migração e dar exemplos.
Momento 2: Assistir ao vídeo e fazer um breve debate para examinar o que os alunos Sabem sobre o assunto.
Momento 3: Ler e interpretar a letra de música ‘Cidadão’ (respondendo as questões específicas).

AULA 2
Momento 1: Pedir para que façam a atividade 1 e no restante do tempo permitir que eles elaborarem a gincana cultural utilizando o conteúdo dado nas aulas anteriores e o texto de apoio.

AULA 3
(Entre as aulas 2 e 3 pode ser necessário uma aula intermediária para que os alunos possam organizar melhor a gincana).
Momento 1: Apresentação da Gincana Cultural.



Nenhum comentário:

Postar um comentário