segunda-feira, 17 de junho de 2013

ATIVIDADE - TRABALHO / MIGRAÇÃO

ATIVIDADE

1) Após assistir ao vídeo com a reportagem  sobre migração comente o que você conhece sobre o assunto. Você conhece algum migrante de alguma região do Brasil ou alguma história de migração? Disserte sobre o que sabe.

Link do vídeo sobre migração
http://www.youtube.com/watch?v=ltWMOkI2TM8

(Aproveite e leia também os textos sobre migrantes e migração!)

2) Leia  e escute a letra da música Cidadão e a seguir responda as questões:

Cidadão
Zé Ramalho
Tá vendo aquele edifício moço
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas prá ir, duas prá voltar
Hoje depois dele pronto
Olho prá cima e fico tonto
Mas me vem um cidadão
E me diz desconfiado
"Tu tá aí admirado?
Ou tá querendo roubar?"
Meu domingo tá perdido
Vou prá casa entristecido
Dá vontade de beber
E prá aumentar meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer...

Tá vendo aquele colégio moço
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Fiz a massa, pus cimento
Ajudei a rebocar
Minha filha inocente
Vem prá mim toda contente
"Pai vou me matricular"
Mas me diz um cidadão:
"Criança de pé no chão
Aqui não pode estudar"
Essa dor doeu mais forte
Por que é que eu deixei o norte
Eu me pus a me dizer
Lá a seca castigava
Mas o pouco que eu plantava
Tinha direito a comer...
Tá vendo aquela igreja moço
Onde o padre diz amém
Pus o sino e o badalo
Enchi minha mão de calo
Lá eu trabalhei também
Lá foi que valeu a pena
Tem quermesse, tem novena
E o padre me deixa entrar
Foi lá que Cristo me disse:
"Rapaz deixe de tolice
Não se deixe amedrontar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio, fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asa
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio, fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar"
Hié! Hié! Hié! Hié!
Hié! Oh! Oh! Oh!
Ouça a música clicando no link:

a) Qual é o assunto abordado na letra de música Cidadão.

b) Como podemos caracterizar o cidadão e o trabalhador apresentado na letra da música? Explique com suas palavras.

c) Na música o trabalhador elenca alguns problemas que enfrentavam, quais são estes problemas? Hoje em dia você acha que isso ainda acontece? Por quê? Exemplifique.

d) No trecho da música em que Cristo diz “Hoje o homem criou asas e na maioria das casas eu também não posso entrar”, o que ele quis dizer nesta frase? Você concorda com ele? Justifique sua resposta.

e) Na estrofe: “Tá vendo aquele edifício moço/ Ajudei a levantar/ Foi um tempo de aflição/ Eram quatro condução/Duas prá ir, duas prá voltar.” Ocorre um esquema de rimas. Qual é esse esquema?

f) A marca da linguagem coloquial também conhecida como informal esta presente no texto Cidadão.  Qual o efeito que o autor trouxe para o texto ao fazer a escolha destas marcas? Retire do texto elementos que justifique sua resposta.


FAÇA VOCÊ MESMO!

Faça a leitura do texto de apoio (Migrantes). Após a leitura organizem-se em grupos e escolham a cultura de alguma região apresentada no texto e elaborem uma apresentação pode ser de alguma comida típica da região, dança, música, encenação sobre a história da migração de um povo ou região, para elaboração de uma gincana cultural, que será apresentada na próxima aula.


 Como sugestão veja a seguir fotos da encenação e apresentação do poema “O exercício de ser criança” de Manoel de Barros.








Nenhum comentário:

Postar um comentário