OBJETIVOS:
· Analisar o texto quanto à temática;
· Estimular leitura e produção textual;
· Incentivar à reflexão sobre a temática do texto;
· Instigar a percepção dos alunos quanto à necessidade de ter
consciência sobre quem você é e, em qual sociedade está inserido;
· Trabalhar teorias desenvolvidas nas áreas em questão.
CONTEÚDOS:
· Gênero: letra de música e tirinha;
· Reflexão sobre a necessidade de estar atento a relação de
opressor e oprimido que a sociedade nos condiciona;
· A temática, a intertextualidade, e a intencionalidade dos
textos;
TEMPO ESTIMADO: 02 aulas.
MATERIAL NECESSÁRIO: Textos de apoio e exercícios
impressos, giz e lousa.
DISCIPLINAS ABRANGIDAS: Ética, Educação e
Cidadania.
PROCEDIMENTOS:
AULA 1
Momento 1 – Perguntar aos alunos se conhecem a letra da
música e se eles já pararam para pensar sobre a intencionalidade dela;
Momento 2 – Passar a letra da música para os alunos ouvirem.
Momento 3 – Fazer breve debate sobre o que se pode extrair
de conteúdo da música, sempre intermediando o debate com perguntas pertinentes.
Momento 4 – Propor a resolução dos exercícios;
(Na segunda aula deste plano os alunos deverão apresentar
seus trabalhos, é interessante uma
avaliação prévia deste trabalho, uma aula anterior a de apresentação deve ser
utilizada para que os alunos finalizem seus trabalhos e para que façam os
ajustes necessários).
AULA 2
Momento 1 – Ordene a apresentação dos alunos;
Nenhum comentário:
Postar um comentário