domingo, 16 de junho de 2013

ATIVIDADE – ÉTICA / EDUCAÇÃO

ATIVIDADE
Admirável Gado Novo
Zé Ramalho


 Oooooooooh! Oooi!
Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro.
 É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber...
E ter que demonstrar sua coragem
À margem do que possa parecer
E ver que toda essa engrenagem
Já sente a ferrugem lhe comer...

Êeeeeh! Oh! Oh!
Vida de gado
Povo marcado, Êh!
Povo feliz!...(2x)

Lá fora faz um tempo confortável
A vigilância cuida do normal
Os automóveis ouvem a notícia
Os homens a publicam no jornal...
E correm através da madrugada
A única velhice que chegou
Demoram-se na beira da estrada
E passam a contar o que sobrou...

Êeeeeh! Oh! Oh!
Vida de gado
Povo marcado, Êh!
Povo feliz!...(2x)

Oooooooooh! Oh! Oh!

O povo foge da ignorância
Apesar de viver tão perto dela
E sonham com melhores tempos idos
Contemplam essa vida numa cela...
Esperam nova possibilidade
De verem esse mundo se acabar
A Arca de Noé, o dirigível
Não voam nem se pode flutuar

Não voam nem se pode flutuar
Não voam nem se pode flutuar...
Que passa nos projetos do futuro

Êeeeeh! Oh! Oh!
Vida de gado
Povo marcado, Êh!
Povo feliz!...(2x)
Ooooooooooooooooh!


 EDUCAÇÃO

A escola era uma instância supereminente e continua a sê-lo nos países pobres, em que o acesso à educação, não garantido a todos, é sentido como um privilégio por aqueles que se beneficiam, enquanto nos países ricos ela se tornou um direito que o aluno considera uma obrigação e do qual usufrui sem lhe dedicar o respeito de antigamente (p.150), (...) O capitalismo de consumo não apenas elevou o nível de vida da população e permitiu a difusão do bem estar e dos lazeres como também propagou uma nova cultura, exaltando a vida no presente, a satisfação dos desejos, a realização pessoal do indivíduo. Correlativamente ele contribuiu para desqualificar os enquadramentos disciplinares, as normas de imposição autoritária e o ‘adestramento’ impessoal a considerados como violentadores do desabrochamento da subjetividade (...), (p.151).
LIPOVETSKY, Gilles. A Cultura Mundo: resposta a uma sociedade desorientada/ Gilles Lipovetsky e Jean Serroy; tradução Maria Lúcia Machado. – São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

Para responder às questões leia e escute a letra da música de Zé Ramalho e o texto sobre educação:
1-) Ao linkar o trecho da música “que o povo foge da ignorância, apesar de viver tão perto dela”, com o trecho do texto de Lipovetsky, que diz que o aluno encara a escola como, “uma obrigação sem lhe dar o devido respeito”  podemos ter uma ideia geral dos assuntos que os textos abordam. Leiam os textos na íntegra e respondam a seguir qual alternativa está CORRETA :
I - Segundo a letra da música o indivíduo que se prepara para o futuro recebe o reconhecimento do seu trabalho e pode gozar de uma velhice tranquila.

II - Enquanto nos preparamos para o nosso futuro, somos livres para tomarmos nossas decisões e o nosso sucesso independe do reconhecimento alheio.

III - A instância do consumismo em nossa sociedade contribui para a desvalorização da educação e implica na falta de perspectivas e planos para o futuro, pois esta sociedade foca-se apenas no presente e na satisfação de suas necessidades mais imediatas.

a) somente a alternativa “I” está correta.

b) somente a alternativa “II” está correta.

c) as alternativas “I” e “II” estão corretas.

d) somente a alternativa “III” está correta.

2-) Enumere pelo menos 10 problemas que você acha que dificultem os alunos a participar de forma mais efetiva  dos conteúdo e/ou matérias propostos pela escola.Em sua opinião esses problemas podem estar relacionados à escola, a sociedade ou aos alunos? Justifique sua resposta.

3-) O que você como aluno acredita que possa ser feito para sanar ou melhorar esses problemas? Você faz a sua parte para que essas melhoras ocorram ou há coisas que você pode melhorar? Justifique sua resposta.




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