PLANO DE AULA – Naturalismo / Trabalho e Consumo
OBJETIVOS:
- Estimular leitura de obras literárias;
- Incentivar à reflexão sobre a temática abordada na obra;
- Trabalhar teorias desenvolvidas nas áreas em questão, levando em consideração características formais e de criação da obra;
CONTEÚDOS:
- O movimento naturalista;
- A estrutura formal da obra;
- O Zoomorfismo e o Determinismo, retratados na obra;
- A caracterização dos personagens;
- A relação existente entre a obra e temas referentes ao “trabalho e consumo”.
TEMPO ESTIMADO: 03 aulas. (A leitura da obra deve ser
proposta com antecedência para que os alunos consigam responder aos
exercícios).
MATERIAL NECESSÁRIO: Textos de apoio, exercícios
impressos, giz e lousa.
DISCIPLINAS ABRANGIDAS: Literatura
Brasileira; Ética, cidadania e educação; Estilística.
PROCEDIMENTOS:
(Com antecedência
deve ser solicitado aos alunos que façam a leitura da obra “O Cortiço” de Aluísio Azevedo. Para que a leitura seja mais
significante é aconselhável que se faça uma introdução breve à obra e ao
movimento, tanto para ajudar o aluno a lidar melhor com a leitura do texto como
para também despertar o interesse dos mesmos pela obra a fim de proporcionar um
melhor entendimento).
AULA 1
Momento
1 – Explanar sobre as características do movimento literário;
Momento
2 – Explicar sobre os aspectos formais do gênero narrativo;
Momento
3 – De forma breve explicar o zoomorfismo e o determinismo para ajudar os
alunos a responderem os exercícios;
Momento 4 – Propor aos alunos que façam um círculo e,
incitar um debate sobre o que eles acharam da obra, quais os pontos mais
relevantes, o que eles gostaram ou não gostaram. Neste debate o professor
deverá fazer perguntas que guiem a discussão, alguns itens formais como por
exemplo: a caracterização dos personagens, o ambiente, o zoomorfismo, o
determinismo, devem ser citados pelo professor.
AULA
2
Momento
1 – Retomar o conteúdo da aula passada, pontuando apenas os pontos mais
importantes.
Momento
2 – Pedir que os alunos apoiados na leitura da obra, dos textos de apoio, da
explicação e do debate respondam as questões da atividade 1.
AULA
3
Momento
1 – Retomar os conteúdos em questão, abordando apenas os pontos mais
importantes.
Momento
2 – Pedir que os alunos apoiados na leitura da obra, dos textos de apoio, da
explicação e do debate respondam as questões da atividade 2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário