segunda-feira, 17 de junho de 2013

PLANO DE AULA – Naturalismo / Trabalho e Consumo

PLANO DE AULA – Naturalismo / Trabalho e Consumo

OBJETIVOS:

  •         Estimular leitura de obras literárias;
  •         Incentivar à reflexão sobre a temática abordada na obra;
  •         Trabalhar teorias desenvolvidas nas áreas em questão, levando em consideração características formais e de criação da obra;

CONTEÚDOS:

  •         O movimento naturalista;
  •         A estrutura formal da obra;
  •         O Zoomorfismo e o Determinismo, retratados na obra;
  •         A caracterização dos personagens;
  •         A relação existente entre a obra e temas referentes ao “trabalho e consumo”.

TEMPO ESTIMADO: 03 aulas. (A leitura da obra deve ser proposta com antecedência para que os alunos consigam responder aos exercícios).

MATERIAL NECESSÁRIO: Textos de apoio, exercícios impressos, giz e lousa.

DISCIPLINAS ABRANGIDAS: Literatura Brasileira; Ética, cidadania e educação; Estilística.

PROCEDIMENTOS:
(Com antecedência deve ser solicitado aos alunos que façam a leitura da obra “O Cortiço” de Aluísio Azevedo. Para que a leitura seja mais significante é aconselhável que se faça uma introdução breve à obra e ao movimento, tanto para ajudar o aluno a lidar melhor com a leitura do texto como para também despertar o interesse dos mesmos pela obra a fim de proporcionar um melhor entendimento).
AULA 1
Momento 1 – Explanar sobre as características do movimento literário;
Momento 2 – Explicar sobre os aspectos formais do gênero narrativo;
Momento 3 – De forma breve explicar o zoomorfismo e o determinismo para ajudar os alunos a responderem os exercícios;
Momento 4 – Propor aos alunos que façam um círculo e, incitar um debate sobre o que eles acharam da obra, quais os pontos mais relevantes, o que eles gostaram ou não gostaram. Neste debate o professor deverá fazer perguntas que guiem a discussão, alguns itens formais como por exemplo: a caracterização dos personagens, o ambiente, o zoomorfismo, o determinismo, devem ser citados pelo professor.

AULA 2
Momento 1 – Retomar o conteúdo da aula passada, pontuando apenas os pontos mais importantes.
Momento 2 – Pedir que os alunos apoiados na leitura da obra, dos textos de apoio, da explicação e do debate respondam as questões da atividade 1.

AULA 3
Momento 1 – Retomar os conteúdos em questão, abordando apenas os pontos mais importantes.
Momento 2 – Pedir que os alunos apoiados na leitura da obra, dos textos de apoio, da explicação e do debate respondam as questões da atividade 2.


Nenhum comentário:

Postar um comentário