domingo, 16 de junho de 2013

PLANO DE AULA – Ética/Consumismo

PLANO DE AULA – Ética/Consumismo

OBJETIVOS:

  •          Estimular leitura e produção textual;
  •          Incentivar o início à reflexão sobre o consumismo, tendo por foco os valores propagados na sociedade atual.
  •          Desenvolver através do viés da Ética uma melhor percepção dos alunos sobre itens como: consumismo, hiperconsumismo e formação do ser;
  •          Trabalhar teorias desenvolvidas nas áreas em questão;
  •          Mesclar diversos gêneros textuais e mídias a fim de potencializar o aprendizado ao mesmo tempo em que permite ao aluno lidar com outros tipos de materiais;
  •          Propor debates para interação e ampliação do conhecimento dos alunos.

CONTEÚDOS:


  •        Consumo (Consumismo e Hiperconsumismo);
  •         Ética;                                               
  •         A manipulação da mídia e dos princípios capitalistas;
  •         Leitura e Produção Textual (utilizando mídias diversas);
  •         Debate pertinente ao tema.



TEMPO ESTIMADO: 03 aulas.

MATERIAL NECESSÁRIO: Textos de apoio e exercícios impressos, giz e lousa. Para a lição de casa os alunos necessitarão de outros materiais, que poderão ser elencados por eles de acordo com a necessidade para desenvolvimento do trabalho.

DISCIPLINAS ABRANGIDAS: Ética, Educação e Cidadania.

PROCEDIMENTOS:
AULA 1
Momento 1 – Propor a leitura do texto de Drummond – Eu Etiqueta.
Momento 2 – Propor a leitura do texto de Lipovetsky – Um mundo de marcas.
Momento 3 – Fazer perguntas pertinentes para ajudar no entendimento do texto.
Momento 4 - Pedir aos alunos que, partindo do entendimento da leitura dos textos respondam as atividades.
AULA 2
Momento 1 – Retomar a reflexão quanto aos temas tratados.
Momento 2 – Propor a leitura dos demais textos de apoio;
Momento 3 – A partir da leitura e das ideias que já haviam sido desenvolvidas na aula anterior propor a resolução da segunda parte das atividades.
AULA 3

Momento 1 – Pedir que os grupos, um por vez, apresentem para os demais colegas os trabalhos que conseguiram desenvolver.
Momento 2 – Após todas as apresentações, fazer perguntas pertinentes ao tema para poder desenvolver um debate. Levando à retomada dos textos lidos nas 2 aulas anteriores, no que eles conseguiram levantar para desenvolver o trabalho e, no próprio posicionamento dos alunos diante do tema. O debate será muito válido pois além do compartilhamento dos conhecimentos trabalha também com a oralidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário