PLANO DE AULA – Ética/Consumismo
OBJETIVOS:
- Estimular leitura e produção textual;
- Incentivar o início à reflexão sobre o consumismo, tendo por foco os valores propagados na sociedade atual.
- Desenvolver através do viés da Ética uma melhor percepção dos alunos sobre itens como: consumismo, hiperconsumismo e formação do ser;
- Trabalhar teorias desenvolvidas nas áreas em questão;
- Mesclar diversos gêneros textuais e mídias a fim de potencializar o aprendizado ao mesmo tempo em que permite ao aluno lidar com outros tipos de materiais;
- Propor debates para interação e ampliação do conhecimento dos alunos.
CONTEÚDOS:
- Consumo (Consumismo e Hiperconsumismo);
- Ética;
- A manipulação da mídia e dos princípios capitalistas;
- Leitura e Produção Textual (utilizando mídias diversas);
- Debate pertinente ao tema.
TEMPO ESTIMADO: 03 aulas.
MATERIAL NECESSÁRIO: Textos de
apoio e exercícios impressos, giz e lousa. Para a lição de casa os alunos
necessitarão de outros materiais, que poderão ser elencados por eles de acordo
com a necessidade para desenvolvimento do trabalho.
DISCIPLINAS ABRANGIDAS: Ética, Educação e
Cidadania.
PROCEDIMENTOS:
AULA 1
Momento 1 – Propor a leitura do texto de Drummond –
Eu Etiqueta.
Momento 2 – Propor a leitura do texto de Lipovetsky – Um mundo de marcas.
Momento 3 – Fazer perguntas pertinentes para ajudar no entendimento do texto.
Momento 4 - Pedir aos alunos que, partindo do entendimento da leitura dos textos respondam as atividades.
Momento 2 – Propor a leitura do texto de Lipovetsky – Um mundo de marcas.
Momento 3 – Fazer perguntas pertinentes para ajudar no entendimento do texto.
Momento 4 - Pedir aos alunos que, partindo do entendimento da leitura dos textos respondam as atividades.
AULA 2
Momento 1 – Retomar a reflexão quanto aos temas
tratados.
Momento 2 – Propor a leitura dos demais textos de apoio;
Momento 3 – A partir da leitura e das ideias que já haviam sido desenvolvidas na aula anterior propor a resolução da segunda parte das atividades.
Momento 2 – Propor a leitura dos demais textos de apoio;
Momento 3 – A partir da leitura e das ideias que já haviam sido desenvolvidas na aula anterior propor a resolução da segunda parte das atividades.
AULA 3
Momento 1 –
Pedir que os grupos, um por vez, apresentem para os demais colegas os trabalhos
que conseguiram desenvolver.
Momento 2 – Após todas as apresentações, fazer perguntas pertinentes ao tema para poder desenvolver um debate. Levando à retomada dos textos lidos nas 2 aulas anteriores, no que eles conseguiram levantar para desenvolver o trabalho e, no próprio posicionamento dos alunos diante do tema. O debate será muito válido pois além do compartilhamento dos conhecimentos trabalha também com a oralidade.
Momento 2 – Após todas as apresentações, fazer perguntas pertinentes ao tema para poder desenvolver um debate. Levando à retomada dos textos lidos nas 2 aulas anteriores, no que eles conseguiram levantar para desenvolver o trabalho e, no próprio posicionamento dos alunos diante do tema. O debate será muito válido pois além do compartilhamento dos conhecimentos trabalha também com a oralidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário