segunda-feira, 17 de junho de 2013

ATIVIDADE - HQs E TIRINHAS

ATIVIDADE
Leia as tirinhas abaixo para responder às questões:




1-) Na tirinha 1, é explicitado um problema que acontece na sociedade atual, que problema é esse:
    a-) Antigamente as pessoas só compravam sorvetes e doces para comer em casa.
    b-) O aumento dos produtos desproporcional aos aumentos salariais, faz com que as pessoas tenham mais dificuldades para consumi-los.
    c-) A mesada da criança é muito pequena, o pai deveria aumentar a mesada mesmo que ficasse sem dinheiro para as demais despesas familiares.
   
2-) Na tirinha 2 o pai de Magali, ganha pouco em relação ao que a família precisa consumir. Esse quadro ocorre na sua família ou na sociedade em que você vive? Dê algum exemplo de situação que você já viu ou viveu.

3-) A atitude de Magali, na tirinha 2, é boa mas dificilmente o chefe dará este aumento ao pai dela, já que não é algo simples de conseguir, há outros caminhos que ela poderia seguir. Marque verdadeiro (V) para aquilo que é aconselhável, ou falso (F) para atitudes que não devem ser tomadas, para lidar da melhor maneira com esta situação:
(    ) Brigar com o chefe e dizer que ele era obrigado a dar o aumento.
(    ) Rever gastos da família para tentar economizar e poupar dinheiro.
(  ) Pedir ao pai somente aquilo que desejasse muito ou tivesse realmente necessidade.
(    ) Continuar consumindo tudo que ver até que o dinheiro acabe.
(    ) Consumir de maneira consciente, evitando desperdícios.

4-) Partindo das respostas que você marcou como aconselháveis, escreva pelo menos 10 linhas sobre o consumo consciente e dê ao menos um exemplo de como coloca-lo em prática.

FAÇA VOCÊ MESMO!
Gostou de ler HQs e tirinhas? Que tal criar o seu próprio HQ?

Crie uma história com pelo menos 2 páginas, onde os personagens tem algum conflito para resolver, lembrando que estes conflitos devem ter relação à temática: “trabalho e consumo”. Você pode criar seus próprios personagens só não esqueça de utilizar a estrutura dos HQs!


Um comentário: