segunda-feira, 17 de junho de 2013

ATIVIDADE – Assonância/Aliteração/Consumo

ATIVIDADE 1
1-) Leia o poema de Cecília Meirelles e identifique a possível ocorrência de aliteração e/ou assonância:

aliteração      assonância       aliteração        assonância      aliteração    assonância
              



“Ou isto ou aquilo”

Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.
Ou isto ou aquilo – Cecília Meirelles

2-) Explique detalhadamente onde ocorrem as aliterações e assonâncias e, quais valores expressivos que estas figuras de linguagem agregam ao texto. (Para isso saiba mais sobre a Estilística e a Estilística do Som!)

3-) A repetição de palavras e a ocorrência de rimas ajudam na composição do ritmo do poema? Comprove com passagens do texto.

4-) A vogal “o” é a mais repetida no texto, desde o título e até o último verso, a autora tem uma intencionalidade ao escrever desta maneira. Levando em conta que nenhuma escolha é aleatória e, ampliando uma possível resposta que tenha dado à questão 1, o que esta repetição traz de sentido ao texto? 
5-) Deixando a margem o estudo puramente linguístico é possível notar que o poema tem uma temática crítica. Baseando-se na leitura dele e do texto citado abaixo que fala sobre consumismo. Disserte sobre qual é esta temática, dando exemplos que você já tenha vivido e/ou vivenciado. Retire do texto trechos ou palavras que confirmem sua afirmação.

“O consumismo é uma compulsão que leva o indivíduo a comprar de forma ilimitada e sem necessidade bens, mercadorias e/ou serviços. Ele se deixa influenciar excessivamente pela mídia, o que é comum em um sistema dominado pelas preocupações de ordem material, no qual os apelos do capitalismo influenciam muito a mente humana. Não é à toa que o universo contemporâneo no qual habitamos é conhecido como “sociedade de consumo”. Depois da Revolução Industrial, que possibilitou o aumento da escala de produção e incrementou o volume de mercadorias em circulação, o mundo se modificou profundamente. Com a industrialização veio o desenvolvimento econômico nos moldes do liberalismo e o consumismo alienado, ou seja, é como se as mercadorias fossem entidades abstratas e autônomas, independentes dos esforços humanos”.
(Por Ana Lucia Santana, disponível em:
http://www.infoescola.com/psicologia/consumismo/)





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